Home / Geral / Baixo Astral / TURISMO CARIRIENSE SE REUNIU NESTA QUARTA E DISCUTIU ROTA CARIRI QUE NUNCA SAIU DO PAPEL

TURISMO CARIRIENSE SE REUNIU NESTA QUARTA E DISCUTIU ROTA CARIRI QUE NUNCA SAIU DO PAPEL

Acordei hoje, manhã chuvosa, sendo informado que nesta quarta-feira, DIA 20 DE JANEIRO DE 2021, haveria o primeiro encontro de secretários de Turismo da Região do Cariri a ter como palco o Restaurante Coisas do Sertão.

Um close dos secretários de Turismo de Nova Olinda, Willyan Fagner, do Crato, Rafael Branco, da Barbalha, Isaac Luna, Juazeiro do Norte, Padre Paulo e Assaré.

Na oportunidade, iriam debater como assim o fizeram, as demandas sobre a atividade turística nos municípios, as potencialidades e os principais desafios do turismo em cada cidade, principalmente neste momento da pandemia do novo coronavírus, com foco nas perspectivas geradas a partir da criação da Rota Cariri pelo Governo do Estado do Ceará.

Quero aqui dizer que os novos secretários devem abrir bem os olhinhos no que diz respeito ao projeto Rota do Turismo Cariri by secretaria de Turismo do Estado do Ceará.

Foto do dia três de março de 2020 do lançamento do Rota Cariri: tudo onda, material publicitário de campanha política.

Vejam bem porque faço este alerta, é porque no dia três de março de 2020 escrevi uma matéria neste blog Caririeisso que vale a pena aqui rteprisar: “No primeiro Governo do Camilo Santana, esteve aqui o secretário Estadual de Turismo, mister Arialdo Pinho. Era época de campanha política e seu chefe era candidato à reeleição ao Governo do Estado, dai ele aqui desembarcou e foi logo convocando uma reunião no Centro de Convenções do Cariri com segmentos que compõem o trade turístico caririense. Na ocasião, apresentaram a logomarca da campanha que seria colocada a efeito pela Sectur a partir daquele momento. Passados quase dois anos eis que aqui novamente chegou o velho Arialdo Pinho, por pura coincidência, observem muito bem, em mais um período pré-eleitoral, só que desta vez as eleições municipais. Arialdo chegou aqui hoje, terça-feira, três de março de 2020, pós ressaca carnavalesca, para lançar o projeto “Rotas do Cariri” que tem a pretensão de vender não só a nossa Região como destino turístico, mas Ubajara, Quixadá, Icapuí, Camocim. A vontade segundo ele, é de ampliar outros lugares dentro do Estado que têm grande potencial turístico e ainda não são tão conhecidos.

Espera-se que desta vez não seja mais um blábláblá do Arialdo para cima de nós caririenses, porque se isso novamente acontecer, paciência, vamos todos virar as costas para este senhor e desacreditar das intenções do Governo Camilo Santana em implantar em nossa Região a famosa indústria sem chaminés ou fumaças.”

Vejam só, estamos quase chegando ao mês de março de 2021 e mais uma vez se levanta a possibilidade de se tirar do papel o Rota Cariri. Ainda bem que o senhor Arialdo Pinho aqui não tomou acento na manha de hoje, até porque ele só aceita deixar seu luxuoso gabinete de trabalho em Fortaleza para desembarcar no Crajubar em tempos de eleição. Como já passamos da dita cuja em outubro do ano passado, acho que o mesmo vai continuar empurrando este tema com a barriga para no próximo 2022 ter este lero lero para assuntar entre nós. Como bem cantou Tom Jobim: “São as águas de março fechando o verão/É a promessa de vida em nossos corações.” Promessas e mais promessas vão dando o mote de nossa Rota do Turismo Caririense. E assim vai tentando se impor o turismo regional em passos de formiga e sem vontade das autoridades maiores de nosso Estado.

ENTENDENDO O “ROTA CARIRI”

Um roteiro para impulsionar o fluxo turístico na região, incluindo mais de 50 pontos turísticos em Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Nova Olinda, Santana do Cariri e Assaré. Lançada nesta terça-feira, a Rota Cariri começará a ser divulgada no mercado nacional este mês. O projeto é da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado (Secult) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Mesmo assim, valeu a pena a iniciativa do secretário de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte Padre Paulo, quando nada serviu para estreitar os laços entre os novos secretários de turismo do Cariri, nomeados para as gestões municipais caririenses 2021-2024.

Para não perdermos o embalo, que tal terminar de ler esta matéria assistindo o vídeo de Elis Regina e Tom Jobim cantando justamente esta canção que inspirou este colunista a escrever o presente texto? Vamos lá, Águas de Março:


Veja Também

MORREU ONTEM À NOITE EM FORTALEZA, VITIMA DE COVID19 O EMPRESÁRIO LUIZ CIDRÃO

Faleceu em Fortaleza ontem à noite, vítima da Covid19 o querido amigo Luiz Cidrão. Toda ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *