Home / Geral / Cariri / QUEM É QUEM NA LINHA DA RENOVAÇÃO POLÍTICA DO CRAJUBAR

QUEM É QUEM NA LINHA DA RENOVAÇÃO POLÍTICA DO CRAJUBAR

As cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, vamos nos ater apenas a estas três do Crajubar, nos últimos dez anos promoveram em sua política verdadeiras mudanças dos quadros que a regem neste aspecto.

CRATO

Ossian Araripe, Humberto Macário, Walter peixoto, Ariovaldo Carvalho, José Ailton Brasil e Aloísio Brasil.

A velha guarda da política cratense encostou as chuteiras e abriu espaço para que novas lideranças surgissem em nosso terreiro. Pedro Felício(falecido), Ossian Araripe(falecido), Raimundo Bezerra(falecido), Humberto Macário, Ariovaldo Carvalho, Sineval Roque, Walter Peixoto e José Adega, saíram de cena para entrar Samuel Araripe que se perdeu no jogo político por tentar ser esperto demais. Vinha dando sinais de que iria se afastar do métier político, porém, nas últimas eleições municipais perdeu o bonde da história; Ronaldo Muniz que foi eleito prefeito do Crato com uma maioria jamais observada em nossa cidade, desperdiçou a chance de ser feliz na política, de se transformar na nossa mais nova liderança emergente; Por último, temos José Ailton Brasil, atual ´prefeito do Crato, e Aloísio Brasil que está se conduzindo muito bem, foi candidato a prefeito sem o apoio de nenhuma liderança comunitária ou política de expressão e conseguiu demonstrar que tem bastante fôlego para continuar no jogo político.

JUAZEIRO DO NORTE

Mauro Sampaio, Adauto e Humberto Bezerra, Giovanni Sampaio, Glêdson Bezerra e Nelinho de Freitas

Esta cidade viu nos últimos tempos suas lideranças políticas maiores vestirem os pijamas e outros partirem para o além. Mauro Sampaio e Humberto Bezerra morreram; Carlos Cruz, Adauto Bezerra, Raimundo Macedo e Salviano Sobrinho nestas últimas eleições municipais, foram colocados naturalmente à margem do processo e isso representou o afastamento de vez dos quatro do protagonismo político citadino. Após eles, lideranças jovens apareceram em abundância como Ana Paula Cruz, Andréa Landim, Gilmar Bender, Nelinho de Freitas, Pedro Bezerra, Gabriel Santana, Giovanni Sampaio e, agora, o prefeito eleito Glêdson Bezerra. Se irão conseguir sobreviver dentro do tabuleiro político romeiro só o tempo dirá. O que sei é que alguns protagonizaram cenas dantescas nas últimas eleições que poderão abreviar seus tempos de sobrevivência na política local.

EM TEMPO: Arnon Bezerra e Manuel Santana, ex-prefeitos, deverão daqui para frente ceder cada vez mais espaços para estas jovens lideranças que surgiram e poderão surgir na política juazeirense. Eles são os últimos dos moicanos do cenário de guerra política romeira.

Normando Sóracles

EM TEMPO II: Quem vinha despontando muito bem na seara política juazeirense era o comunicador Normando Sóracles, mas nesta pandemia foi vitimado e acabou morrendo. Uma pena.

BARBALHA

João Filgueira Teles, Inaldo de Sá Barreto, Camilo Santana, Argemiro Sampaio e Romell Feijó de Sá

Por fim, chegamos a Barbalha, onde lideranças como inaldo de Sá Barreto, Fabriano Sampaio e João Teles foram convocados para habitar no andar superior. Mesmo antes de partirem para o além, estes grandes líderes já tinham sido afastados ou se afastaram compulsoriamente da política barbalhense. Romell Feijó e José Leite estão ai vivinhos da silva, porém, processando este ato político de afastamento natural que acontece com todas as lideranças através dos tempos. Estão por ai a sucedê-los Argemiro Sampaio, Fernando e Camilo Santana, Este trio vem protagonizando embates hilários naquela cidade, num jogo político que acredito, fará muito bem para a vitamização política daquela cidade.

E assim analisei, sem prosas e versos, mas nua e cruamente o que vem acontecendo na política do Crajubar nos tempos de ontem e de hoje. Sendo assim, estamos para lá de conversados.

Veja Também

ALEXANDRE RANGEL E IVANA BEZERRA COMEMORAM BODAS DE FLORES

Alexandre Rangel e Ivana Bezerra de Menezes, ela filha dos crajubaenses Ivan Bezerra de Menezes ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *