
Larinha Feitosa completou ontem, segunda-feira, 14 aninhos de vida. Está ficando mulher e este colunista não podia deixar de homenageá-la com esta linda matéria, louvando a sua beleza física e interior. Fui atrás de meus alfarrábios e encontrei esta parte da música do Caetano Veloso intitulada “Você é linda” e logo após o flash da Lara logo abaixo, reproduzo para a aniversariante:

Fonte de mel
Nos olhos de gueixa
Kabuki, máscara
Choque entre o azul
E o cacho de acácias
Luz das acácias
Você é mãe do sol. A sua coisa é toda tão certa
Beleza esperta
Você me deixa a rua deserta
Quando atravessa
E não olha pra trás. Linda
e sabe viver
Você me faz feliz
Esta canção é só pra dizer e diz

E diz mesmo! Mas não poderia deixar de contemplar os nossos leitores, falando um pouco sobre esta linda música:
Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello contam que essa música é consequência de um episódio ocorrido durante um show de Caetano, em Salvador.

Quando estava cantando “Lua e Estrela”, Caetano notou uma linda loura à beira do palco, fazendo sinais. No verso ‘quem é você, qual o seu nome?’, cantado em sua direção, ela respondeu, para surpresa de Caetano: ‘Cristina’. E no verso seguinte, ‘conta pra mim, diz como eu te encontro’, ela completou ‘Em Ondina’, justamente o bairro onde ele morava.
Dias depois, Caetano viu a moça do outro lado da rua e a chamou. Ela aproximou-se, mas, envergonhada, se afastou rapidamente sem olhar para trás. No dia seguinte, contudo, Cristina foi ver Caetano que, fascinado pela beleza da moça, compôs “Você é Linda”.
Em entrevista à revista Época, foi o próprio Caetano quem contou para quem fez a música: “Fiz para uma menina chamada Cristina, de quem eu gostei muito intensamente na Bahia, nos anos 80, e que morava defronte à minha casa, do outro lado da rua, em Ondina”.
Cristina Mandarino – que aparece ao lado de Caetano, na foto lá de cima – é o nome completo da musa que inspirou “Você é Linda” e, segundo o site Glamurama, continua sendo uma das baianas mais charmosas de Salvador.