Home / Geral / Baixo Astral / PESQUISAS ELEITORAIS DESENCONTRATADAS, LEVAM O POVO A DESACREDITÁ-LAS TAMBÉM NO CARIRI

PESQUISAS ELEITORAIS DESENCONTRATADAS, LEVAM O POVO A DESACREDITÁ-LAS TAMBÉM NO CARIRI

Cada dia que passa as pesquisas eleitorais perdem o que tem de mais valioso: a credibilidade junto ao povo que elas próprias buscam para pesquisar seu estado de humor em relação às candidaturas numa eleição.

O Instituto Ibope que é um dos mais antigos em nosso País e que funcionava como uma verdadeira bússola para o eleitorado, caiu em desgraça, ninguém mais acredita em suas previsões.

Lembro-me que na eleição para senador da República em 2018 aqui no Ceará, todos sentiam que algo havia mudado no quadro eleitoral e que as candidaturas de Mayra Queiroz e Eduardo Girão haviam experimentado um crescimento excepcional, enquanto a do então senador Eunício Oliveira que buscava a reeleição decrescia a olhos nus. Mas o Ibope foi lá, realizou a sua pesquisa de boca de urna e saiu com este infame resultado:

Pois bem, passadas as eleições, eis o resultado das urnas para senador da República em 2018:

CandidatoVotos *

Candidato Cid Gomes 123

Cid Gomes-Eleito

PDT 41,62%: 3.228.533 votos

Candidato Eduardo Girão 900

Eduardo Girão-Eleito

PROS 17,09%: 1.325.786 votos

Candidato Eunício 151

Eunício Oliveira

MDB 16,93%: 1.313.793 votos

Candidato Dra. Mayra 456

Dra. Mayra

PSDB 11,37%: 882.019 votos

Candidato Pastor Pedro Ribeiro 177

Pastor Pedro Ribeiro

PSL 4,31%: 334.561 votos

Candidato Anna Karina 505

Anna Karina

PSOL 4,09%: 316.922 votos

Candidato Dr Márcio Pinheiro 178

Dr Márcio Pinheiro

PSL 2,37%: 183.949 votos

Candidato Pastor Simões 500

Pastor Simões

PSOL 1,94%: 150.644 votos

Candidato João Saraiva 180

João Saraiva

REDE 0,28%: 21.654 votos

Candidato Robert Burns 360

Robert Burns (Indeferido com recurso)

PTC 0,00%: 0 votos

Candidato Alexandre Barroso 290

Alexandre Barroso (Indeferido com recurso)

PCO 0,00%: 0 votos

O ibope errou feio mais uma vez em Fortaleza ao anunciar uma pesquisa para prefeito em Fortaleza. Contratado mais uma vez pela Televisão Verdes Mares não conseguiu entregar o produto sem estragos. O resultado foi aquela marmota, colocando o Capitão Wagner(PROS e outros) que em todas as demais pesquisas aparecia e continua aparecendo com mais de dez ponto de vantagem em relação a segunda colocada que é a ex-prefeita Luizianne Lins(PT e outros). E olha que o empate técnico não ficou só com a loira petista, mas também com o candidato lanterninha apresentado pelo governador Camilo Santana e pelos irmãos Ferreira Gomes José Sarto Nogueira.

Bom saber que o resultado desta pesquisa Ibope/Verdes Mares saiu pela manhã, porém, logo mais a noite o Instituto Paraná/Portal UOL divulgou outra pesquisa colocando tudo no seu devido lugar, ou seja, Capitão Wagner com larga vantagem em relação a Luizianne Lins e esta bem distantinha do Sarto Nogueira.

Agora, vejam bem, eis que o Ibope chega em Juazeiro do Norte contratado pela verdes Mares e pasmem(!), cometeu o mesmo desatino. Divulgou uma pesquisa colocando o prefeito Arnon Bezerra(PTB e outros) em primeiro lugar com 25% das preferências; Glêdson Bezerra(PODEMOS e outros) com 24%; Nelinho de Freitas(PSDB e outros) com 20%; e Ana Paula Cruz com 13%.

Só que agora quem desfez o ninho de gato do Ibope foi o Instituto Real Time/Big Data encomendada pelo Jornal do Cariri que ofereceu os seguintes números:

Esta pesquisa da Real Time/Big Data oferece números completamente diferentes do que apresentou o Ibope, pois Arnon vem com 25(o mesmo do Ibope), mas Glêdson Bezerra aparece com 23% e não com 24% como disse o referido Ibope. O pior foi em relação ao terceiro e quarto lugares, onde Nelinho de Freitas que aparecia em terceiro(com 20%) cai para segundo e Ana Paula Cruz sobe a escada chegando nos 13%. Este último prognóstico foi cruel.

Portanto meus caros leitores, a onda agora é seguir em frente e cada vez mais desacreditando no que nos indicam os institutos de pesquisas, porque, vejam muito bem, como bem diz aquela velha música do Rei Roberto: “Mas agora eu sei, o que aconteceu, quem sabe menos das coisas, sabe muito mais que eu. “Que esta pequena parte da música do Rei sirva de exemplo para os institutos e o povo deixe de acreditar cegamente no que eles dizem, para que não continuemos servindo para eles como pura massa de manobra. Sendo assim, estamos para lá de conversados.

Veja Também

TEM GENTE QUERENDO USURPAR A COMPETÊNCIA DO “NOVO SOL NASCENTE” EM JUÁ

Diz o velho axioma popular que aquele que costuma colocar “a carroça à frente do ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *