Cada dia que passa as pesquisas eleitorais perdem o que tem de mais valioso: a credibilidade junto ao povo que elas próprias buscam para pesquisar seu estado de humor em relação às candidaturas numa eleição.
O Instituto Ibope que é um dos mais antigos em nosso País e que funcionava como uma verdadeira bússola para o eleitorado, caiu em desgraça, ninguém mais acredita em suas previsões.
Lembro-me que na eleição para senador da República em 2018 aqui no Ceará, todos sentiam que algo havia mudado no quadro eleitoral e que as candidaturas de Mayra Queiroz e Eduardo Girão haviam experimentado um crescimento excepcional, enquanto a do então senador Eunício Oliveira que buscava a reeleição decrescia a olhos nus. Mas o Ibope foi lá, realizou a sua pesquisa de boca de urna e saiu com este infame resultado:

Pois bem, passadas as eleições, eis o resultado das urnas para senador da República em 2018:
CandidatoVotos *

Cid Gomes-Eleito
PDT 41,62%: 3.228.533 votos

Eduardo Girão-Eleito
PROS 17,09%: 1.325.786 votos

Eunício Oliveira
MDB 16,93%: 1.313.793 votos

Dra. Mayra
PSDB 11,37%: 882.019 votos

Pastor Pedro Ribeiro
PSL 4,31%: 334.561 votos

Anna Karina
PSOL 4,09%: 316.922 votos

Dr Márcio Pinheiro
PSL 2,37%: 183.949 votos

Pastor Simões
PSOL 1,94%: 150.644 votos

João Saraiva
REDE 0,28%: 21.654 votos

Robert Burns (Indeferido com recurso)
PTC 0,00%: 0 votos

Alexandre Barroso (Indeferido com recurso)
PCO 0,00%: 0 votos
O ibope errou feio mais uma vez em Fortaleza ao anunciar uma pesquisa para prefeito em Fortaleza. Contratado mais uma vez pela Televisão Verdes Mares não conseguiu entregar o produto sem estragos. O resultado foi aquela marmota, colocando o Capitão Wagner(PROS e outros) que em todas as demais pesquisas aparecia e continua aparecendo com mais de dez ponto de vantagem em relação a segunda colocada que é a ex-prefeita Luizianne Lins(PT e outros). E olha que o empate técnico não ficou só com a loira petista, mas também com o candidato lanterninha apresentado pelo governador Camilo Santana e pelos irmãos Ferreira Gomes José Sarto Nogueira.
Bom saber que o resultado desta pesquisa Ibope/Verdes Mares saiu pela manhã, porém, logo mais a noite o Instituto Paraná/Portal UOL divulgou outra pesquisa colocando tudo no seu devido lugar, ou seja, Capitão Wagner com larga vantagem em relação a Luizianne Lins e esta bem distantinha do Sarto Nogueira.
Agora, vejam bem, eis que o Ibope chega em Juazeiro do Norte contratado pela verdes Mares e pasmem(!), cometeu o mesmo desatino. Divulgou uma pesquisa colocando o prefeito Arnon Bezerra(PTB e outros) em primeiro lugar com 25% das preferências; Glêdson Bezerra(PODEMOS e outros) com 24%; Nelinho de Freitas(PSDB e outros) com 20%; e Ana Paula Cruz com 13%.
Só que agora quem desfez o ninho de gato do Ibope foi o Instituto Real Time/Big Data encomendada pelo Jornal do Cariri que ofereceu os seguintes números:

Esta pesquisa da Real Time/Big Data oferece números completamente diferentes do que apresentou o Ibope, pois Arnon vem com 25(o mesmo do Ibope), mas Glêdson Bezerra aparece com 23% e não com 24% como disse o referido Ibope. O pior foi em relação ao terceiro e quarto lugares, onde Nelinho de Freitas que aparecia em terceiro(com 20%) cai para segundo e Ana Paula Cruz sobe a escada chegando nos 13%. Este último prognóstico foi cruel.
Portanto meus caros leitores, a onda agora é seguir em frente e cada vez mais desacreditando no que nos indicam os institutos de pesquisas, porque, vejam muito bem, como bem diz aquela velha música do Rei Roberto: “Mas agora eu sei, o que aconteceu, quem sabe menos das coisas, sabe muito mais que eu. “Que esta pequena parte da música do Rei sirva de exemplo para os institutos e o povo deixe de acreditar cegamente no que eles dizem, para que não continuemos servindo para eles como pura massa de manobra. Sendo assim, estamos para lá de conversados.