Home / Geral / Cariri / EMERSON MONTEIRO: AS CHANCES DOS NOVOS TURNOS ELEITORAIS

EMERSON MONTEIRO: AS CHANCES DOS NOVOS TURNOS ELEITORAIS

Emerson Monteiro

No aspecto clássico, a palavra “política” fica vinculada ao Estado e sua administração, isto, porém, numa tendência prática de ver política apenas como o exercício frio do poder. Qual disse Platão que a perfeição só existe no mundo das ideias, mesmo assim há que imaginar uma atitude humana mais inteligente diante dos problemas que afligem o mundo e as sociedades, daí a intenção de encontrar soluções justas dos problemas e definir padrões comuns de responder aos desafios.

Nisso, o que resta às populações, no sentido de rever o encaminhamento do sistema social, diz que a política deve ser um instrumento de considerar as dificuldades coletivas e descobrir métodos de funcionamento adequados à harmoniosa existência das pessoas.

Tal esforço demanda praticamente toda a história conhecida. Demasiadas oportunidades vêm tendo a raça no sentido de responder aos impasses dos tempos, contudo sempre a braços com limitações do imediatismo, em face do nível moral em que ainda nos achamos, quando o egoísmo domina pela força bruta e insiste continuar no poder mesmo a troco dos sonhos de paz e progresso, o que bem caracterizaria o ideal da perfeição.

Existem personalidades marcantes na História que lideraram profundas mudanças no comportamento das coletividades e ocasionaram o grau evolutivo em que ora nos achamos, no entanto tais exemplos só de longe são seguidos pela massa, a ponto de só verem a política qual trampolim de dominação, independente que quaisquer virtudes e nobrezas. O sonho clássico da política, hoje, no mundo inteiro, com raríssimas exceções, representa o instinto do domínio escravocrata de constranger os demais a pretexto de angariar recursos e marcar a divisão das classes sociais, em que o forte domina e impõe seus costumes perversos.

Eis o quadro real dos dias, onde a lei da selva como que ganhou conceito de inevitável, feras na luta de sobreviver a todo custo, não importa o idealismo e a Verdade. Na faixa estreita da liberdade que herdamos de enfrentar a ganância dos profissionais da política cabe a todos acreditar nos valores nobres e prosseguir fieis às lições da Ética durante todo tempo.

Veja Também

DESTAQUE PARA O GRUPO AÇO CEARENSE EM RANKING ESPECIAL

POMPEU VASCONCELOS Grupo Aço Cearense está ocupando, mais uma vez, posições de destaque no ranking ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *