Home / Geral / Cariri / DOUTOR ANGELO RONCALLI DIZ QUE O CRATO MERECE UM CURSO DE MEDICINA, MAS EM OUTROS MOLDES

DOUTOR ANGELO RONCALLI DIZ QUE O CRATO MERECE UM CURSO DE MEDICINA, MAS EM OUTROS MOLDES

ANGELO RONCALLI-CARDIOLOGISTA CARIRI

Médico Cardiologista e professor universitário, doutor Ângelo Roncalli.

Cidade sede da Universidade Regional do Cariri, a terra do frei Carlos, a maravilhosa cidade de Crato, mais uma vez depara-se com a perspectiva de uma Faculdade de Medicina, o que é um justo Pleito.
Justo pela cidade, sede e ponto de partida do movimento universitário no Cariri, capital da cultura, cidade ímpar, de valor histórico, político, econômico, cultural no Ceará.
Dito isto, gostaria de enumerar algumas questões fundamentais:

1. A URCA é uma grande escola e merece por inúmeras razões ser agraciada com tal curso, assim como mais outros, posto que a Universidade precisa se expandir.
2. A cidade do Crato, diferentemente de uma gama de cidades no interior do Nordeste, tem uma estrutura física, de educação e de Saúde, e sem menosprezo a outras comunas, tem importância e vocação técnico- científica para tal.
3. O Governador Camilo Santana foi abraçado com carinho pelos cidadãos desta linda cidade que demonstraram politicamente com toda força o apoio nas urnas, portanto, politicamente nada mais justo uma retribuição como essa.
4. Crato precisa já algum tempo, de algo que incentive a sua auto estima e o seu desenvolvimento.
5. Terra dos gigantes Dr. José Ulisses, Dr. Gesteira, Dr. Raimundo Bezerra, Dr. Abath, Dr. José Flávio, Dr. Tarcisio Pierre, Dr. Marcos Cunha e tantos outros… é um verdadeiro celeiro de grandes profissionais!

Assim, enumeraria inúmeras razões para tal. No entanto, no observar dos fatos, gostaria de ponderar algumas questões:

1. O período eleitoral é a época menos apropriada para esse tipo de evocação, pois despertará paixões positivas e negativas e sensação de viés político, e uma obra de tal magnitude requer apoio integral da população ou quase isso.
2. Observando o belíssimo Seminário São José como sede, ocorreu-me uma grande preocupação: Apesar de belíssimo e estratégico local, seria incorrer no mesmo erro da faculdade de Medicina de Barbalha que herdou um também belo e enorme prédio, mas que trouxe muitos problemas, cujo custo benefício foi negativíssimo, de modo que é uma grande desvantagem fazer essa negociação, melhor seria a construção de uma nova sede.
3. Quero advertir que antes da concretização desta Faculdade de Medicina, o Crato e a região são merecedores de um bom Hospital Universitário. Em nossa região houve significativa queda no número de leitos hospitalares, além do que como professor universitário, participei da instalação de outras faculdades de Medicina e afirmo, o Cariri precisa urgentemente de um Hospital Universitário. Apesar de bons hospitais, nenhum se adequa a este perfil na região. Bom saber que já temos inúmeros cursos de saúde e, passados quase vinte anos da instalação de duas faculdades de medicina, até agora nada de um Hospital Universitário de excelência. Advirto, este é o mais grave dos problemas nessa área de ensino.
4. Alguns falam que isso não é fundamental, o que afirmo ser um erro crasso, pois temos no Crajubar as mais antigas faculdades de medicina destas novas abertas e enfatizo: somos a única região que não tem o seu Hospital universitário. Petrolina, Cajazeiras, Paulo Afonso já têm os seus. A UECE, em Fortaleza, que abriu um curso médico muito mais recente, mais ou menos há uns dez anos, foi contemplada por um HU novo em Folha. E olha que a nossa Capital é uma cidade amplamente beneficiada por hospitais e com vários hospitais de ensino.

Sendo assim, pontuo minha simpatia ao fato, onde clamo por um bom senso e discurso racional. Crato merece a sua faculdade de Medicina, o Cariri Precisa, mas em outros moldes.

Veja Também

JUSTIÇA ELEITORAL INCAPACITADA DE BARRAR PODER ECONÔMICO NO CARIRI

Estamos nos aproximando do dia 15 de novembro, dia em que acontecerá as eleições municipais ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *