Home / Geral / Alto astral / 5 ANOS DO CAMPUS DA URCA EM IGUATU, SERÃO COMEMORADOS EM SOLENIDADE VIRTUAL

5 ANOS DO CAMPUS DA URCA EM IGUATU, SERÃO COMEMORADOS EM SOLENIDADE VIRTUAL

O Campus Multi-Institucional Humberto Teixeira, em Iguatu, o qual funciona a Unidade Descentralizada de Iguatu da Universidade Regional do Cariri (URCA), com os cursos de Enfermagem. Educação Física, Direito e Ciências Econômicas, completa cinco anos de atividades neste sábado, 23 de maio.

Reitor da URCA, Francisco do O’ Lima Junior

Por conseguinte o reitor da URCA, Francisco do O’ Lima Junior pilotará, logo mais, a partir das 16 horas, uma solenidade virtual, onde irá destacar a relevância do campus para o Centro-Sul. “A instalação de um grande equipamento de ensino superior no porte e nas atribuições do Campus Multi-Institucional Humberto Teixeira significou avanço concreto para o desenvolvimento do Ceará e do Nordeste com base na produção de conhecimento, ciência e formação. O convívio harmônico das três instituições deu possibilidades de integração neste âmbito e traz à comunidade de Iguatu e municípios da Região Centro-Sul Cearense oportunidades que antes eram mais restritas”, disse.

O Reitor também afirma que muitos são os significados traduzidos neste fato, como o Campus moderno, reabilitação de um espaço importante para a formação histórica e econômica da cidade (CIDAL), homenagem ao grande maestro que dá nome ao campus, polarização e ganhos derivados, como profissionais bem formados.


Ainda de acordo com o Reitor, a participação da URCA neste grande projeto permitiu à Instituição fortalecimento e intensa atuação. Segundo ele, um avanço significativo que após 5 anos da nova e moderna casa e 16 anos de URCA em Iguatu, precisa de ações complementares como a criação de vagas e realização de concurso público para professores efetivos. E acrescenta que “Uma conquista de cada vez. Celebremos com muita alegria os 5 anos do nosso campus”, complementa.

O Coordenador da Célula de Gestão do Campus Multi-Institucional Humberto Teixeira e da Comissão de Integração das UD’s da URCA, Ivo Ferreira, fala sobre a fundação do campus. “Desde a concepção inicial, as fases de construção, a aquisição dos equipamentos, a organização do espaço e os primeiros anos, vivo uma simbiose de emoção e sensação que estamos cumprindo o nosso dever. Lutamos pela nossa Casa própria, mobilizamos a classe política e a comunidade acadêmica”, disse.

O Coordenador da Célula de Gestão do Campus Multi-Institucional Humberto Teixeira e da Comissão de Integração das UD’s da URCA, Ivo Ferreira

Ivo Ferreira ainda conta que enquanto Diretor Geral da URCA em Iguatu de 2007 a 2019, presenciou etapas especiais no estabelecimento do campus. “Os Reitores desde Plácido Cidade Nuvens (in memorian), confiaram-me o acompanhamento mais direto pela Universidade, deste projeto que é com certeza a maior obra pública de Educação no interior do Nordeste. No nosso Iguatu, o mais belo e bem equipado – Casa da URCA, da UECE e do Centec no Centro – Sul, ”, relatou.

O Coordenador Ivo Ferreira, também enfatiza a contribuição do campus para o município de Iguatu. “Primeiro modelo de multi-institucionalidade no Brasil, são milhares de alunos, dezenas de professores e servidores que se envolvem em uma dinâmica de integração, realizando ensino, pesquisa e extensão. E após 05 anos, vemos o sonho realizado e sem esmorecer, apontamos para o futuro”, contou. E acrescentou que é gratificante fazer parte desta história e saber que a Educação transforma vidas.

A Diretora Geral da Unidade da URCA em Iguatu, Natália Bastos, comenta sobre a implementação do campus. “Acompanhei enquanto Coordenadora do Curso de Enfermagem muito de perto o trabalho para a criação do Campus Multi-Institucional, colaborei na projeção deste espaço qualificado para o ensino, pesquisa e extensão na nossa Universidade, sobretudo para a Enfermagem. Recordo-me das aquisições dos equipamentos de laboratórios e em especial do momento antecedente à inauguração, em que toda a Comunidade se envolveu na preparação do espaço”, relatou.

Ainda conforme Natália Bastos, a URCA desempenha seu trabalho com uma dinâmica que favorece o Ensino Superior na Região Centro-Sul. “Hoje temos quase 1500 alunos, mais de 100 professores e muitos colaboradores. A URCA sente-se privilegiada em fazer parte desta história desde o início, através dos seus atores os mais qualificados e competentes que sempre compreenderam em ter neste espaço, lócus favorável para o desenvolvimento da ciência”, disse.

O campus de Iguatu é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior e hoje, cinco anos após sua inauguração, já é considerado um marco no ensino superior da região.

A solenidade poderá ser acessada pelo link: meet.google.com/boo-xwov-gyz

Saiba [+] https://mla.bs/96326d60 ou acesse nosso site www.sct.ce.gov.br

Veja Também

PF BAIXA EM FORTALEZA PARA DESMONTAR ESQUEMA DE CORRUPÇÃO EM TEMPO DE CORONAVÍRUS

O que todos esperavam findou por acontecer. A Polícia Federal, através da Operação Dispneia, aterrissou ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *