Home / Geral / Baixo Astral / TUDO INDICA QUE NOVA GREVE DOS CAMINHONEIROS VEM POR AI
A última greve dos caminhoneiros deixou o mercado em pânico.

TUDO INDICA QUE NOVA GREVE DOS CAMINHONEIROS VEM POR AI

Denise Rothenburg

Correio Braziliense

O mercado começa a olhar com uma certa desconfiança sobre a capacidade de o governo federal arbitrar e resolver conflitos entre setores que apoiam o presidente Jair Bolsonaro. O que acendeu o pisca-alerta foi o pedido do Poder Executivo para que o Supremo Tribunal Federal adiasse o julgamento do tabelamento do frete e a decisão dos caminhoneiros de Santos de tentar promover uma paralisação nesta semana.

O que incomoda é que, passado um ano e quase dois meses do governo do presidente Jair Bolsonaro, esse assunto continua sem solução e os problemas nos setores envolvidos se acumulando.

RETROCESSO – Apesar de a economia ter sinais de recuperação, se essa dificuldade de resolver problemas se repetir em outros setores em que houver conflitos entre apoiadores do presidente, há o risco de a avaliação do governo, que tem melhorado, voltar a cair.

Em tempo: os caminhoneiros de Santos querem chamar a atenção para a necessidade de cumprimento da lei da tabela do frete mínimo, a perda de trabalho em contêineres no porto e a redução dos tributos sobre o óleo diesel. Há quem diga que, se o governo não agir rápido em relação a uma solução que atenda a caminhoneiros, agronegócio e indústria, o país pode viver em breve a repetição do cenário de 2018, quando uma greve dos caminhoneiros paralisou o país. Quem conseguir, que durma com um barulho desses.

Há uma tensão no ar com essa paralisação dos caminhoneiros em Santos. Aliás, desde 2013 qualquer movimento causa apreensão, por causa do aumento das passagens de ônibus na cidade de São Paulo, que virou uma série de protestos pelo país.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Os caminhoneiros estão partindo de uma premissa falsa. O que mais encarece o óleo diesel não são os impostos. A fatia maior é da Petrobras, que ganha muito mais no diesel do que na gasolina, o que significa que quem usa óleo diesel está subsidiando quem consome gasolina. Ou seja, está tudo errado. O presidente da Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (Abrava), Walace Landim, mais conhecido como Chorão, publicou um vídeo nas redes sociais informando que a paralisação dos caminhoneiros nesta quarta-feira não bloqueará as estradas. (C.N.)

Veja Também

COMO CARIEISSO DEFENDE, MS LIBERA ISOLAMENTO DE ACORDO COM REALIDADE DAS REGIÕES

Medidas de isolamento devem ser proporcionais à realidade apresentada em cada região, observando critérios epidemiológicos, ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *