Home / Geral / Cariri / EMPRESÁRIO FELIPE NERI: UM GRANDE JUAZEIRENSE E, QUIÇÁ, CARIRIENSE.

EMPRESÁRIO FELIPE NERI: UM GRANDE JUAZEIRENSE E, QUIÇÁ, CARIRIENSE.

Não posso afirmar e nunca o inquiri quando com ele estive se o seu nome foi uma homenagem a São Felipe Neri ou se tudo não passou de uma feliz coincidência. O certo é que este meu querido primo Felipe Neri, um dos herdeiros do saudoso empresário Raimundo Coelho, tem o Neri embutido em seu nome, porque faz parte desta honrada família juazeirense.

Como o o povo de Juazeiro do Norte é religioso na essência, acredito que seus pais assim o nominaram homenageando o “Apóstolo de Roma.”

São Felipe Neri entre as criancinhas em Roma

Bom saber que Felipe Neri recebeu seus primeiros ensinamentos religiosos dos frades dominicanos do Mosteiro de São Marcos de Florença, na Itália. Entretanto, aos 16 anos, foi enviado a Piedimonte San Germano para ajudar no negócio do primo do seu pai.

Realizou tão bem o seu trabalho que o seu primo decidiu torná-lo herdeiro da sua fortuna. Entretanto, Felipe teve uma experiência mística em uma capela que pertencia aos beneditinos de Monte Cassino e descobriu a sua vocação ao sacerdócio. Imediatamente decidiu se afastar da opulência e dos bens materiais para se mudar em 1533 à cidade de Roma e servir a Deus.

Engenheiro e empresário Felipe Neri

É uma pena que o nosso Felipe Neri juazeirense que é um cidadão comprovadamente do bem, inteligente, dimensionado, atualizado, probo e honesto, não queira nem saber, apesar de gostar muito da discussão sobre, de trazer para si a possibilidade de entrar para a seara política. Daria um prefeito de mão cheia e a cidade de Juazeiro com ele em seu comando estaria muito bem capitaneada.

Veja Também

CAMILO PRORROGA POR MAIS 30 DIAS SUSPENSÃO DE AULAS EM ESCOLAS E FACULDADES

O governador Camilo Santana (PT) do Ceará prorrogou a suspensão de aula presencial em escolas ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *