Home / Geral / Brasil / MINISTRO DO STF CONFIRMA PARTICIPAÇÃO EM REUNIÃO PARA AFASTAR BOLSONARO

MINISTRO DO STF CONFIRMA PARTICIPAÇÃO EM REUNIÃO PARA AFASTAR BOLSONARO

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, (STF), confirmou, em entrevista exclusiva a VEJA, que o Brasil esteve à beira de uma crise institucional entre os meses de abril e maio deste ano. Ele disse que sua atuação foi fundamental para pôr panos quentes numa insatisfação que se avolumava.

Ministro Dias Toffoli

Toffoli não deu muitos detalhes, mas a combinação explosiva envolvia uma rejeição dos setores político e empresarial e até de militares ao presidente Jair Bolsonaro. Um grupo de parlamentares resolveu tirar da gaveta um projeto que previa a implantação do parlamentarismo.

Simultaneamente, um dos generais próximos ao presidente chegou a consultar um ministro do Supremo para saber se estaria correta a sua interpretação da Constituição segundo a qual o Exército, em caso de necessidade, poderia lançar mão das tropas para garantir “a lei e a ordem”.

Em outras palavras, o general queria saber se, na hipótese de uma convulsão, teria autonomia para usar os soldados independentemente de autorização presidencial, adianta a reportagem exclusiva da Veja que foi divulgada nesta sexta-feira.

(Foto – Agência Brasil)

Veja Também

SUPREMO MANTÉM UM DOS MANDADOS DE PRISÃO CONTRA EDUARDO CUNHA

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, hoje (20), por 4 votos a ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *