Home / Geral / Brasil / CEARÁ VAI RECEBER MISSÃO DA OEA NA CONDIÇÃO DE OBSERVADORA DE NOSSA ELEIÇÃO

CEARÁ VAI RECEBER MISSÃO DA OEA NA CONDIÇÃO DE OBSERVADORA DE NOSSA ELEIÇÃO

Missão da OEA acompanhará as Eleições 2018

Pela primeira vez, o Brasil receberá a Missão de Observação Eleitoral (MOE), da Organização dos Estados Americanos (OEA), com base no Acordo-TSE nº 26/2017. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, “essa cooperação inédita reforça a liderança brasileira na promoção da democracia e expressa o compromisso do país com um processo eleitoral cada vez mais plural e representativo”.

Conforme o Acordo-TSE, a Justiça Eleitoral deverá garantir todas as facilidades para o cumprimento da observação, entre elas: pleno acesso aos locais de votação e às instalações da Justiça Eleitoral, assim como ao processamento de denúncias e às cópias dos documentos impressos  eletronicamente.

Coordenadores e observadores regionais serão distribuídos pelo território nacional para observar o desenvolvimento do processo eleitoral. Ao final, um relatório com conclusões e recomendações da Missão  deverá ser apresentado ao TSE e, após, ao Conselho Permanente da OEA.

Missão no Ceará

Desembargador Haroldo Correia Máximo

Diante da eventual vinda do grupo no Ceará, o corregedor regional eleitoral, desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, enviou o Ofício-Circular CRE-CE n.º 53/2018, para encaminhar a íntegra do Ofício-Circular GAB-SPR nº 235/2018 do TSE e solicitar que sejam informados servidores, mesários e demais colaboradores acerca da possibilidade da presença dos membros da Missão de Observação Eleitoral – MOE nas seções eleitorais do Ceará, para fins de colaboração.

Identificação

O TSE informa que não haverá aviso prévio sobre locais ou seções a serem visitados pelos membros da Missão, os quais serão identificados por meio de jaleco na cor bege, com a logomarca da OEA, e de credencial de identificação elaborada pelo TSE.

Os membros da missão não serão acompanhados por funcionários da Justiça Eleitoral, e seus veículos exibirão logomarca da OEA.

Veja Também

QUIPROCÓ POLÍTICO DOMINGO PASSADO EM CARREATA NA CIDADE DE BARBALHA

SEI NÃO… Não sei quem o senador Eunício Oliveira(MDB) contratou para lhe orientar politicamente nesta ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *