Home / Geral / Cariri / CRATO: HOSPITAL SÃO RAIMUNDO INAUGURA UTI TIPO 2 E SERVIÇO DE PRONTO ATENDIMENTO

CRATO: HOSPITAL SÃO RAIMUNDO INAUGURA UTI TIPO 2 E SERVIÇO DE PRONTO ATENDIMENTO

EXCELENTE NOTÍCIA

Prefeito de Juazeiro Norte, Arnon Bezerra, administrador do HSR, Valério Faheina, prefeito do Crato, José Ailton Brasil e o vice-prefeito do Crato, André Esmeraldo: Inaugurado o Pronto Atendimento 24h e UTI do Hospital São Raimundo

Há mais de três décadas atuando como um dos principais equipamentos de saúde da região do Cariri cearense, o Hospital São Raimundo, na cidade do Crato, inaugurou a primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) tipo 2, do município. Este tipo de classificação atende rigorosos critérios do Ministério da Saúde e amplia o leque de atendimento à população, além de possibilitar maior conforto e segurança ao paciente. A Fundação Leandro Bezerra de Menezes, gestora da unidade hospitalar, também inaugurou a nova Unidade de Pronto Atendimento com equipamentos de alta qualidade, tecnologia e atendimento de ponta. O Centro Cirúrgico do Hospital foi totalmente reestruturado, com quatro novas salas erguidas. A inauguração foi realizada durante as comemorações de aniversário de emancipação do Crato.

Valério Faheina

O diretor do Hospital São Raimundo, Valério Faheina, ressaltou, durante a solenidade de inauguração, a importância da expansão do Hospital e destacou que não somente a população cratense será beneficiada, mas todos os pacientes dos municípios atendidos pela unidade de saúde. Atualmente, o São Raimundo atende a 13 cidades, número que deve crescer após a expansão. “Agora teremos assistência completa e irrestrita. Procedimentos que anteriormente não eram possíveis serem realizados conosco, e a partir de agora serão. Isso expande o nosso leque de atuação. Inclusive com pacientes vindos de Fortaleza”, destacou Valério Faheina.

O objetivo da administração é maximizar os números que já são expressivos. Nos últimos 13 anos, o equipamento realizou 217 transplantes renais. São 130 cirurgias gerais e 150 procedimentos cirúrgicos de trauma, realizados todos os meses. No ambulatório, o Hospital atende, por mês, 3.500 pacientes. A cada 30 dias, são realizadas 420 internações nos leitos clínicos, cirúrgicos e de UTI. Por ano, o Hospital São Raimundo realiza 40 mil procedimentos. 90% dos atendimentos são prestados através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os significantes números são reflexos, também, do incremento no quadro de funcionários do Hospital, que saltou de 63 em 2010, para 210 colaboradores neste ano. “Gerir um hospital de tamanha envergadura não é fácil, sobretudo na crise em que o país atravessa há alguns anos. No entanto, a gestão do Hospital sempre esteve ciente dos desafios e se preparou para enfrentá-los. Quero, entretanto, destacar, que a luta está apenas começando, vamos muito mais além”, disse o Diretor.

Ele anunciou o projeto da segunda fase de expansão da unidade hospitalar. “As inaugurações da UTI tipo 2 e da Unidade de Pronto Atendimento constituem-se na primeira fase do nosso projeto. Nos próximos dois anos, iremos verticalizar o Hospital. Construiremos quatro andares e uma cobertura”, pontuou. Nesta nova etapa, serão erguidos 40 leitos que contemplarão pacientes do SUS e outros 30 leitos para convênios particulares. Além disso, o projeto prevê a construção de uma cozinha industrial, outras quatro salas de cirurgia, um pavimento inteiro dedicado a exames e consultas, hotelaria, sala de estabilização e a construção de salas de aulas. “Queremos transformar o São Raimundo em Hospital-Escola”, destacou Valério.

A solenidade contou com as presenças do Secretário de Saúde do Crato, André Barreto; da Secretária-executiva da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, Lilian Alves Amorim Beltrão; com a presença de gestores das principais unidades de saúde do Cariri, e dos prefeitos de Crato e Juazeiro do Norte, José Ailton Brasil (PP) e José Arnon Bezerra (PTB), respectivamente.

Homenagem

 

O Prefeito Arnon Bezerra foi um dos homenageados com uma comenda pelos “serviços prestados à saúde caririense, sobretudo a cidade do Crato, enquanto Deputado Federal”. Em seu discurso, o gestor juazeirense agradeceu o reconhecimento, o qual se disse lisonjeado, e lembrou que a região do Cariri acolhe diversos hospitais que são referência para o Ceará e Estados vizinhos. “A nossa região se tornou um polo de saúde. Antes o paciente obrigatoriamente tinha que sair daqui e se direcionar até Fortaleza para conseguir um atendimento de maior complexidade, hoje esse caminho está se invertendo. Investimentos como estes, feitos pela Fundação Leandro Bezerra, a qual me orgulho de ter meu pai como um dos fundadores, mostram o comprometimento e a qualificação dos gestores dessas unidades de saúde. Diante tantas dificuldades financeiras, nossa região tem ido além. Conseguimos avançar a passos largos e, hoje, a inauguração da UTI tipo 2 e do Pronto Atendimento, corroboram isto”, disse.

Além do Prefeito de Juazeiro do Norte, receberam homenagens Paula Isabella Bezerra Bluhm, filha do médico e ex-prefeito do Crato, Dr. Raimundo Bezerra de Farias, e o médico Gilberto Pinheiro Rodrigues, já falecido, que deu nome a UTI do hospital e realizou relevantes serviços à saúde da região, com destaque na área da Nefrologia. Ele foi representado por sua filha, Gisele Pinheiro.

Arnon encerrou lendo a frase que fora grafada em sua comenda, de autoria da religiosa católica de etnia albanesa e fundadora da congregação das Missionárias da Caridade, Madre Tereza de Calcutá: “As mãos que ajudam, são mais sagradas que os lábios que rezam”. “Considero essa frase a força motriz da nossa vida. Devemos sempre encontrar um momento a ser dedicado ao semelhante. Quando atendemos nosso semelhante, seja na política, na saúde, ou em qualquer outra área, ficamos mais próximos de Deus”, concluiu. Zé Ailton Brasil destacou que as inaugurações, executadas na véspera do aniversário de 254 anos de emancipação política do Crato, “simbolizam um inestimável presente para a sociedade”. O gestor municipal classificou como “ousado” os investimentos realizados pela Fundação Leandro Bezerra de Menezes e destacou o histórico “de referência do hospital em urgência e emergência na área de traumatologia e ortopedia, que agora será potencializado”.

Ao visitar as novas instalações, a Secretária-Executiva Lilian Beltrão observou que o Hospital São Raimundo “é um empreendimento que não deixa a desejar em qualidade para nenhum equipamento de saúde do Estado” e lembrou o pioneirismo da unidade, quando foi a primeira a dispor de procedimentos em Traumato-Ortopedia de Alta Complexidade no interior do Ceará.

Beltrão alertou que a Secretaria de Saúde do Estado já encaminha pacientes de Fortaleza para o Cariri, devido à excelência dos atendimentos prestados na região e destacou que esse processo é uma tendência de modelo a ser trabalhada pela administração do Governo do Estado. “Esse fluxo demonstra a necessidade de trabalharmos em rede. Fortaleza, embora seja capital e disponha de mais recursos, não dá conta de tudo. Então é importante que todas as regiões do Estado estejam bem equipadas, para fortalecer cada vez mais essa rede assistencial”, disse. Lilian destacou, ainda, que ao final das obras da segunda etapa de expansão, o Hospital São Raimundo terá importante participação no que tange a redução do déficit de leitos do interior cearense.

Hospital São Raimundo

Além de ser referência em urgência e emergência na área de traumatologia e ortopedia, o Hospital é o maior centro transplantador do interior do Nordeste. O Hospital atende a 13 especialidades: Angiologia e Cirurgia Vascular, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Cirurgia de Otorrinolaringologia, Mastologia (Cirúrgica), Oftalmologia, Nefrologia, Neurocirurgia, Urologia, Unidade de Terapia Intensiva, Transplante de Órgãos (Transplantes Renais), Traumatologia-ortopedia, Ultrassonografia e Radiologia.

Em fevereiro de 2010, a gestão do Hospital São Raimundo passou para a Fundação Leandro Bezerra de Menezes. Desde então, vem ganhando melhoria na sua estrutura física, com aquisição de equipamentos de última geração e novos quartos. Além disso, a instituição mantém uma política de educação continuada para os seus colaboradores, com parcerias nas faculdades e cursos técnicos mais conceituados da região, mantendo um serviço de qualidade.

Veja Também

IN CHARGE OF POMPEU VASCONCELOS, FOI INAUGURADA A BOATE LIVING EM FORTAL

AGRADECIMENTO Agradecido ao querido amigo e colega Pompeu Vasconcelos, great social columnist of Diário do ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *