Home / Geral / Alto astral / XVI SEMANA NACIONAL DO MUSEU ESTÁ ACONTECENDO NO CARIRI

XVI SEMANA NACIONAL DO MUSEU ESTÁ ACONTECENDO NO CARIRI

SEMANA DO MUSEU

unnamed (3)
A 16ª Semana Nacional de Museus acontece no Cariri entre os dias 14 e 20 de maio, com programação conjunta, realizada pelo Geopark Araripe, Instituto de Pesquisas José Marrocos e Fundação Memorial Padre Cícero. A programação local acontece nas cidades de Crato e Juazeiro do Norte. A programação será entre os dias 15 e 17 de maio, com o objetivo de promover a integração entre os vários museus da Região do Cariri.

A 16ª Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado no dia 18 de maio.

Neste ano, com o tema “Museus Hiperconectados”, mais de mil museus de todo o país oferecem ao público cerca de três mil atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, entre outras.

Há 200 anos surgia o primeiro museu no Brasil: o Museu Nacional/UFRJ, no Rio de Janeiro (RJ). De lá para cá a sociedade mudou radicalmente. Os públicos de hoje, cada vez mais exigentes e segmentados, ensejam novas abordagens, especialmente em uma era na qual a internet ampliou em larga escala a produção e o acesso à informação. O modo de interação dos museus com seu entorno, foi definitivamente impactado com o avanço da conectividade digital.

Alinhando-se com o tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos” definido pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, membro do Geopark Araripe, propõe uma programação especial para a Semana de Museus. O hiperconectado pensado por nós do MPPCN tem relação não só com as novas tecnologias de comunicação e interatividade, mas também busca algumas possibilidades tradicionais e analógicas de interconecção.

Novas experiências

Há uma necessidade latente em se estabelecer novas experiências interconectivas e interpessoais aliadas às infinitas possibilidades hiperconectivas, esta última acessível a uma boa parte da população.  Muitas atividades pensadas para a Semana de Museus do MPPCN tratam de uma simbiose entre as novas tecnologias e as tradicionais relações sociais.

Caminhada pelas trilhas dos geossítios da região, encontros com pequenas comunidades, incursões aos campos de paleontologia e outros podem proporcionar uma interessante vivência, em que as imagens capturadas pelos celulares teriam a mesma importância que uma conversa entre os participantes, uma troca de experiências entre um jovem e um idoso, uma fruição coletiva de uma paisagem, ou uma interação física com a natureza.

Arte na semana

Outra possibilidade trazida para a Semana de Museus do MPPCN é a inserção da Arte na programação. É imperativo que se busque experiências interdisciplinares nos Museus voltados para a Ciência, como é o caso do MPPCN. As artes visuais, com a exposição Gigantes do Cariri, o teatro, com a apresentação da peça o Inspetor Geral e a música, com o projeto Acorde aos Fósseis, são interações que proporcionarão uma perspectiva mais lúdica para o público da cidade de Santana do Cariri e outros visitantes.

A parte científica também está bem representada na Semana de Museus. São quatro palestras com especialistas da área da paleontologia e da museologia abordando discussões fundamentais para a construção de um MPPCN atento às passibilidades hiperconectivas, interconectivas contemporâneas.

Veja programação

15/05/2018 – 10:00 às 11:00 – Espaços Expositivo

VISITA MEDIADA – Exposição permanente do MPPCN – Conhecendo os fósseis do Cretáceo.

15/05/2018 – 17:00 às 18:00 – Galeria térreo do MPPCN

ABERTURA – O Geopark Araripe apresenta: Exposição Gigantes do Cariri, um Voo Pela Paleoarte, desenvolvida pelo artista Francisco dos Santos, com curadoria de Edvânia Martins. Esculturas e pinturas de algumas espécies de pterossauros e dinossauros que viveram na região do Cariri ficarão expostas no MPPCN por dois meses.

15/05/2018 – 19:00 às 20:00- Espaços expositivos

SHOW MUSICAL – Acorde aos Fósseis. Apresentação de música instrumental nas galerias do Museu.

16/05/2018 – 10:00 às 11:00 – Espaços Expositivos

VISITA MEDIADA – Exposição permanente do MPPCN – Conhecendo os fósseis do Cretáceo.

16/05/2018 – 14:00 às 16:00 – Auditório MPPCN

PALESTRA – Nova Museologia e o Museu do Padre Cícero. Apresentação do projeto museológico desenhado pela pesquisadora Ana Claudia Souza.

17/05/2018 – 08:00 às 14:00 – Chapada do Araripe – Santana do Cariri
CAMINHADA ECOLÓGICA: Trilha na mata e Geossítio Parque dos Pterossauros. Apresentação das formações geológicas da Bacia do Araripe e recolhimento de lixo das trilhas.

17/05/2018 – 14:00 às 16:00 – Auditório MPPCN

PALESTRA – Peixes Fósseis da bacia do Araripe: conhecendo os grupos de peixes e identificando suas características. José Lucio e Silva e Thatiany Alencar Batista.

17/05/2018 – 17:00 às 18:00 – Auditório MPPCNESPETÁCULO TEATRAL – O Inspetor Geral, texto de Nikolai Gógol montado pelo Grupo de Pesquisa LaCrirCe do Centro de Artes da URCA, adaptado pelos professores Cecília Raiffer e Luiz Renato Moura.

18/05/2018 – 08:00 às 13:00 – Distritos de Palmeiras e Pontal

OFICINA – Museu Ampliado: visita a duas comunidades da região de Santana do Cariri. O objetivo é levar aos moradores da região uma atividade de interação com o MPPCN.

18/05/2018 – 14:00 às 16:00 – Auditório do MPPCN

PALESTRA – Plano museológico: elaboração, monitoramento e reelaboração. Com Cristina Rodrigues Holanda, Presidente da Fundação Memorial Padre Cícero.

Diferenças entre “museus” e “coleções visitáveis” conforme a legislação brasileira. A obrigatoriedade do Plano Museológico para o funcionamento dos museus públicos e privados no Brasil. A elaboração de um Plano Museológico e as possibilidades de sua reestruturação.

18/05/2018 – 17:00 às 18:00 – Auditório do MPPCN

CERIMÔNIA – “O Bom Filho a Casa Torna” Repasse oficial de quatro holótipos fósseis ao acervo do MPPCN. Importantes espécies descritas por pesquisadores da URCA e outras universidades brasileiras. Palestra “A importância de holótipos para os acervos de museus de ciências”. Doutores: Álamo Saraiva, Flaviana Lima e Renan Bantim.

19/05/2017 – 09:00 às 12:00 – Nova Olinda

VISITAÇÃO – Memorial do Homem Kariri. Excursão do educativo do Museu de Paleontologia à Cidade de Nova Olinda. Os membros do educativo entrarão em contato com as práticas museológicas do Memorial.

Veja Também

EM CRATO, DNA POLÍTICO PODERÁ REUNIR HERDEIROS POLÍTICOS PARA 2020

JOGO DA SUCESSÃO As nuvens vão passando e com elas a gente vai observando com ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *