Home / Geral / Alto astral / HOJE DE TARDEZINHA TEM PERIQUITO DA MADAME EM FORTALEZA BELEZA
carnavalpng-300x162

HOJE DE TARDEZINHA TEM PERIQUITO DA MADAME EM FORTALEZA BELEZA

FOLIA MOMINA

periq3

O jornalista fortalezense Macário Batista noticiou que hoje, sexta-feira, dia 12 de janeiro de 2018, de tardezinha, no Largo do Mincharia, terá início o pré-carnaval de Fortaleza. É a turma que inventou o Periquito da Madame, foliões que  põem o pé na rua abrindo os trabalhos. Quando cheguei para morar em Fortaleza na casa do meu Tio Edilmar Norões, ainda participei com ele, minha tia Lucila e minha prima Claudinha desse embalo carnavalesco.

O “Periquito da Madame” tem raízes na década de 50. Seu precursor foi o bloco homônimo, que tinha como integrantes o pai de Jânio Soares, Joaquim Soares, e amigos, como o médico Edmilson Barros de Oliveira e o português Silvério Abreu.

tn (6)

Eles levaram para as ruas da Fortaleza da época toda a irreverência possível em cima da censura à música “Periquito da Madame”, vetada por abordar nos versos o período menstrual. “O periquito da madame come milho, come arroz, come feijão. Não sei por que todo mês ele sofre indigestão” foram as frases censuradas.

O bloco seguiu até final dos anos 60. Em 1980, nasceu a banda. Jânio explica que o nome foi uma homenagem aos fundadores e à música censurada nos anos 50. “Tudo começou como uma brincadeira. E não tinha nem Pré-Carnaval”.

0
SOCIAL -A banda faz parte da Associação dos Blocos Pré-Carnavalescos da Praia de Iracema. Mas a reunião dos grupos não fica só na folia – também tem o lado social. “Queremos ensinar música aos meninos da Praia de Iracema”, revela Jânio. Segundo ele, a Associação planeja alugar um espaço para ensinar às crianças o manuseio de instrumentos como tarol e cuica.

Também querem repassar conhecimentos de serigrafia e trabalho com papel marchê. “O projeto já está pronto e já temos um galpão à vista. Queremos ensinar um ofício a essas crianças”.

tn (7)

Veja Também

Rafael Mota Reis com os colegas advogados caririenses.

ADVOGADOS CARIRIENSES SE REUNIRAM PARA ALMOÇO JURÍDICO

ALMOÇO JURÍDICO O Vilêdo Buffet, em Crato, foi palco no último sábado do evento intitulado ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *