Home / Geral / Alto astral / HOJE DE TARDEZINHA TEM PERIQUITO DA MADAME EM FORTALEZA BELEZA
carnavalpng-300x162

HOJE DE TARDEZINHA TEM PERIQUITO DA MADAME EM FORTALEZA BELEZA

FOLIA MOMINA

periq3

O jornalista fortalezense Macário Batista noticiou que hoje, sexta-feira, dia 12 de janeiro de 2018, de tardezinha, no Largo do Mincharia, terá início o pré-carnaval de Fortaleza. É a turma que inventou o Periquito da Madame, foliões que  põem o pé na rua abrindo os trabalhos. Quando cheguei para morar em Fortaleza na casa do meu Tio Edilmar Norões, ainda participei com ele, minha tia Lucila e minha prima Claudinha desse embalo carnavalesco.

O “Periquito da Madame” tem raízes na década de 50. Seu precursor foi o bloco homônimo, que tinha como integrantes o pai de Jânio Soares, Joaquim Soares, e amigos, como o médico Edmilson Barros de Oliveira e o português Silvério Abreu.

tn (6)

Eles levaram para as ruas da Fortaleza da época toda a irreverência possível em cima da censura à música “Periquito da Madame”, vetada por abordar nos versos o período menstrual. “O periquito da madame come milho, come arroz, come feijão. Não sei por que todo mês ele sofre indigestão” foram as frases censuradas.

O bloco seguiu até final dos anos 60. Em 1980, nasceu a banda. Jânio explica que o nome foi uma homenagem aos fundadores e à música censurada nos anos 50. “Tudo começou como uma brincadeira. E não tinha nem Pré-Carnaval”.

0
SOCIAL -A banda faz parte da Associação dos Blocos Pré-Carnavalescos da Praia de Iracema. Mas a reunião dos grupos não fica só na folia – também tem o lado social. “Queremos ensinar música aos meninos da Praia de Iracema”, revela Jânio. Segundo ele, a Associação planeja alugar um espaço para ensinar às crianças o manuseio de instrumentos como tarol e cuica.

Também querem repassar conhecimentos de serigrafia e trabalho com papel marchê. “O projeto já está pronto e já temos um galpão à vista. Queremos ensinar um ofício a essas crianças”.

tn (7)

Veja Também

Fábio Carneirinho in show no Caldas em Férias

BALNEÁRIO DO CALDAS CONTINUA AGITANDO OS FINAIS DE SEMANA DO CARIRI

FÉRIAS NO CALDAS Dando continuidade ao projeto especial do mês de janeiro, o Balneário do ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *